sexta-feira, 5 de junho de 2015

Do que preciso para alugar um carro?



A maioria das locadoras de automóveis exige certos pré-requisitos para oferecer seus serviços e nem sempre os clientes estão cientes das necessidades para alugar um veículo. Questões como idade, opções de entrega e forma de pagamento pegam o motorista de surpresa, por isso é importante estar atento ao que é cobrado em cada locadora.
Algumas agências de aluguel de carros adotam como política alugar automóveis somente para maiores de 21 anos, pois é a idade considerada para responsabilidade civil, além disso, o cliente deve estar com a carteira de habilitação há pelo menos dois anos.
O cliente pagará pela diária que permite ficar 24 horas com o automóvel e algumas locadoras oferecem a opção de quilometragem livre e tarifas promocionais. A opção de pagar com o cartão de crédito geralmente agiliza a aprovação do cadastro e o atendimento.
As tarifas podem variar de acordo com a categoria que o carro se insere ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado. E é interessante ressaltar que o valor do aluguel de um carro popular no Brasil é hoje um dos menores em comparação às tarifas praticadas no mercado internacional.
Segundo o diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, Uma das grandes vantagens de se locar um carro é o custo benefício. “Locar um carro, por exemplo, pode sair mais barato do que andar de táxi, já que o preço médio da diária custa o mesmo valor de uma corrida de aproximadamente 45 km. Além disso, as frotas das locadoras sérias são sempre novas, o que garante mais conforto e segurança para o cliente”, afirma. Ele acrescenta que algumas locadoras, como a Yes Aluguel de Carros, também oferecem assistência 24 horas ao cliente para que ele não tenha dor de cabeça.
Raimundo ressalta que o cliente deve sempre procurar uma locadora com antecedência e fazer a reserva para não correr o risco de não encontrar o veículo desejado. “Além disso, é importante que ele procure sempre devolver o carro do mesmo modo que foi entregue a ele, ou seja, limpo e com todos os acessórios. Isso evita multas e, principalmente, constrangimento. O cliente também deve verificar se a locadora oferece proteção para eventuais danos ocorridos no veículo” completa.
Outra vantagem é que é possível alugar o carro numa cidade e devolver em outra, principalmente se a locadora for da mesma rede. Porém, fique atento e verifique, antes de alugar, a possibilidade de devolver na cidade desejada e se é cobrada uma taxa de retorno.
Dicas para quando for locar um carro
1. Verifique se a documentação do veículo está em dia;
2. É melhor optar pelo seguro total, que inclui reembolso para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem franquia. Nem sempre ele está incluso na tarifa básica;
3. Cadastre todos os motoristas que vão dirigir;
4. Faça uma vistoria minuciosa na lataria, no interior e nos acessórios do veículo. Abra o porta-malas e veja se o estepe está em bom estado e se as ferramentas para a troca de pneu estão lá;
5. Exija uma vistoria completa e um recibo atestando suas condições para que não sejam feitas futuras cobranças;
6. Se for percorrer longos trajetos, o plano com quilometragem livre é geralmente mais vantajoso;
7. Você paga a diária mais alta, mas pode rodar quantos quilômetros quiser;
8. Se estiver viajando com crianças, peça cadeirinhas de acordo com a idade;
9. Verifique se há taxa extra para a devolução em uma cidade diferente da que você retirou o veículo;
10. Encha o tanque antes de devolver o carro. Locadoras costumam cobrar mais caro pelo litro de gasolina. E não atrase. A multa é de um terço da diária por hora de atraso;
11. Você é responsável somente pelas infrações que cometer durante a locação. Dê “baixa” no veículo, registrando a hora da devolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário