quinta-feira, 11 de junho de 2015

Mais cautela na hora do consumo


Inúmeras pessoas acreditam que ao trocar o refrigerante pelo suco industrializado, estão optando por uma melhor alternativa para ajudar com a saúde. Entretanto, em muitos casos, a substituição não gera efeitos que vão trazer algum benefício.
“Existem diferentes tipos de sucos industrializados, mas a grande maioria é prejudicial, já que apresenta excesso de açúcar, conservantes químicos, aromas e corantes artificiais. Além disso, sucos industrializados comuns reduzem ou anulam as propriedades da fruta”, explica Cristina Ferreira, engenheira química especializada em segurança alimentar e gerente industrial da Superbom Alimentos.
Refrigerantes podem ser piores para a saúde, apresentando vários malefícios para o consumidor.
“Excesso de açúcar, no caso dos refrigerantes tradicionais, excesso de sódio nas opçõeslight e zero, presença de cafeína, corantes artificiais, conservantes químicos, alta concentração de ácido fosfórico, valor nutricional praticamente nulo e excesso de gás são os principais malefícios do refrigerante”, adiciona.
1
Confira o que acontece com o nosso organismo após o consumo de refrigerante:
Primeiros 10 minutos: quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. O doce seria extremo e poderia causar até vômitos, mas isso não acontece devido à presença do ácido fosfórico que reduz esse gosto.
20 minutos: o nível de açúcar no sangue está em excesso, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormônio que facilita a entrada da energia em nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura.
40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.
45 minutos: o corpo aumenta a produção do neurotransmissor dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente é a mesma reação provocada pela heroína.
50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que eliminará cálcio, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para o funcionamento de vários órgãos, como coração, e ossos. Conforme vai reduzindo a satisfação proporcionada pelo açúcar e cafeína, inicia-se uma queda dos níveis de açúcar no sangue. Você começa a ficar irritadiço ou sonolento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário