quinta-feira, 11 de junho de 2015

Exercite sua mente


Uma dica extremamente importante para quem está com diabetes é se exercitar. Praticamente todos os profissionais da saúde e publicações especializadas no público diabético nos lembram frequentemente da importância de nos mexer. Para controlarmos a glicemia, o ideal é praticar algum esporte ou exercício, e de extra, ainda equilibramos um corpo saudável.
É claro que praticar exercícios vai te ajudar a emagrecer, mas não é só isso. Pesquisas apontam que quem pratica exercícios tem, a habilidade de cuidar da diabetes de forma mais fácil, perdendo peso ou não.
Por que é importante praticar exercícios?
Facilidades do mundo moderno, stress, alimentação inadequada, falta de tempo e disposição. Todos esses fatores aliados a muitos outros induzem a um elevado grau de sedentarismo e ao desinteresse pela prática de exercícios físicos, o que compromete nossa saúde e bem-estar. Manter o organismo saudável hoje, prepará-lo para enfrentar a terceira idade com qualidade de vida e prevenir doenças está sempre entre os anseios de todos. É nessa hora que entra em cena a atividade física.
Poucos sabem – até mesmo os médicos -, mas para qualquer que seja a doença existe um exercício que ajuda em seu tratamento e prevenção. É exatamente desse assunto que trata o livro “O Exercício como Terapia na Prática Médica”, lançado recentemente. Segundo o especialista em medicina esportiva e um dos organizadores do livro, Mauro Vaisberg, adotar uma alimentação balanceada ou evitar hábitos nocivos não são medidas suficientes para prevenir certas doenças, sendo necessário incluir na rotina, a prática de exercícios. “Mas assim como para cada doença, para cada pessoa existe uma indicação diversificada de atividade física”, ressalta.
Para prevenir doenças do coração, por exemplo, ele recomenda a prática de exercícios aeróbicos.
No tratamento e prevenção de diabetes, essas atividades não bastam. É preciso fazer também musculação, com pesos leves que variam de 1 a 2,5kg. Contra distúrbios reumatológicos, Vaisberg garante que um trabalho de relaxamento e meditação antes de fazer os exercícios auxilia o paciente.
Já a artrose, seja no joelho ou no quadril, melhora quando a pessoa ganha massa muscular. Para isso, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos e um reforço muscular, conseguido quando se pedala sem carga.
Mas o especialista alerta que um exercício feito erroneamente pode causar lesão. “Todo exercício, quando bem aplicado e no tempo certo, traz benefícios à saúde”, afirma. Independente da doença e do tratamento, Vaisberg dá a dica: “o que é bom para tudo é o bom senso. Ter consciência de que deve praticar exercícios, mas na medida certa e sem exageros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário